Total de visualizações

Coluna Diamante

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
O nome Diamante é por conta do primeiro livro impresso no mundo, o Diamante-Sutra, sem o qual não existiria a impressão como a conhecemos hoje em dia.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

INAUGURAÇÃO DE BIBLIOTECA EM HOMENAGEM À PROFESSORA CANDINHA

Inauguração da Biblioteca Municipal Francisca Cândida Lopes 
Data: 29/12/2012
Local:Praça Claudemiro Lopes Bezerra (centro).

ATEU POETA
O HISTORIADOR DE PACOTI
29/12/2012


MAIS ASSALTOS EM PACOTI E EM PALMÁCIA



Há rumores de que teriam assaltado a Indústria de água mineral Olímpia; em Pacoti e a loja do Cláudio; atual prefeito de Palmácia em 28/12/2012.

Ainda em Pacoti 4 pessoas teriam sido presas ao tentar roubar uma loja no centro da cidade.
ATEU POETA
O HISTORIADOR DE PACOTI
29/12/2012

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ASSALTO EM PACOTI EM 25/12/2012



Neste 25/12/2012, por volta das 20 horas, 3 ou 4 bandidos  teriam assaltado a loja em frente à cadeia, no centro de Pacoti

Teriam  batido em um cidadão que foi integrante do corpo de bombeiros e teriam roubado celulares e dinheiro dos demais clientes, segundo o que fora relatado por alguns cidadãos de Pacoti.

Houve um disparo, que, ao que me disseram depois, teria pego na parede e ricochetado; indo parar a bala numa panela das que ficam penduradas na loja. 

ATEU POETA
O HISTORIADOR DE PACOTI

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FELIZ SOLSTÍCIO DE INVERNO


FELIZ SOLSTÍCIO INVERNO
(Natali Solis Invictu)

Câmara Municipal de Pacoti está de parabéns pelas homenagens aos seus cidadãos ilustres, pela ampliação, o cuidado que tomará com o seu arquivo e por manter o jornalzinho informativo que já existia.

Mas, sendo eu o 1º homem HISTORIADOR de Pacoti e Idealizador e Criador do 1º Arquivo Público do Interior do Nordeste; o Arquivo Municipal José Audísio de Sousa,  tenho que desfazer o pequeno equívoco impresso no jornalzinho da Câmara de Pacoti. 

Nós não temos mais Arquivo Público em Pacoti, por que fora fechado em 2010. Eu mesmo noticiei isto, mas, é uma boa deixa para que os vereadores o reabram, uma vez que este arquivo fez Pacoti ganhar repercussão nacional por ser um feito reconhecido em Brasília e por ainda servir de inspiração para que outras cidades do Interior do Nordeste tenham criado seus próprios Arquivos Públicos e para que o próprio Governo do Estado do Ceará tenha prometido abrir 20 Arquivos Públicos pelo interior, com um sistema de Arquivos Públicos ainda por vir.

Pois bem, que o Arquivo Público de Pacoti seja restaurado. Esse é o pedido de Natal e Ano Novo desse HISTORIADOR de Pacoti, filho da outra única e primeira HISTORIADORA de Pacoti, a qual foi homenageada ontem por ser a primeira Mulher Escritora de Pacoti; Rosimar Brito, que, por sinal, também me ajudou a elaborar o projeto de lei que defendi na Câmara Municipal de Pacoti, que fora aprovado por todos os vereadores na época.

Um bom Natal e um próspero Ano Novo. Um feliz solstício de Inverno!

Aproveito aqui também o ensejo para parabenizar a Prefeitura por trazer cantor de tão grande voz da Orquestra Filarmônica do Ceará juntamente com a Orquestra Filarmônica de Crianças do Ceará situada em Redenção através de uma associação cultural que ensina 45 crianças. Parabéns também ao Município de Redenção pelo belo trabalho.

Como diria o ilustre Arthur da Távola: "Música é vida interior. E quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão.

AROLDO FILHO
(Amadeu Nuvem/Ateu Poeta)
O HISTORIADOR DE PACOTI
HISTORIADOR, Poeta, Blogueiro, Professor e Jornalista Independente
Presidente e Criador do Jornal Delfos-CE
Criador do 1º Arquivo Público do Interior do Nordeste
Sócio do Instituto DESENVOLVER
Pacoti-Ceará-21/12/2012

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PRONUNCIAMENTO


Por muito tempo acalentei o sonho de publicar este livro por que ele é o retrato de minha história. História que tem uma grande par´cela vinculada à família Pimenta, pois foi em terras de D. Levinda, avó do Sr. Gerardo César Pimenta, que nasceram quatro dos meus seis irmãos.

Entre os textos um fala desse tempo, Reminiscências, e outro é dedicado a uma filha de D. Levinda, Ir. Jeane quando ela completou 50 anos de vida religiosa. Ir. Jeane prestou um trabalho muito importante junto ao Hospital e Maternidade D. Neusa Holanda nesta cidade e faleceu recentemente com mais ou menos 100 anos de idade. Também merece ser imortalizada.

Aprendi com meu pai a gostar de poesia. Cresci ouvindo-o cantar e ler literatura de cordel. Muito cedo comecei a escrever meus primeiros rabiscos. A vida foi me levando, fui construindo a minha história e realizando os meus objetivos.

Tive uma infância muito pobre mas cheia de amor. Hoje sou uma mulher plenamente realizada e feliz. Ainda tenho meus pais e todos os seis irmãos vivos e sadios. O caçula já completou meio século de vida.

Tenho quatro filhos maravilhosos que são a razão do meu viver e os netos que já estão chegando para completar a minha felicidade.

Trabalhei nos espaços mais notáveis desta cidade: cartório, paróquia, escolas e prefeitura. Por isso deixei ali também a minha marca.

Assim, no futuro, meus descendentes saberão quem fui.

Agradeço de coração esta homenagem e ofereço-a a meus pais e a meus filhos a quem devo tudo que sou.

Muito obrigada! 

Rosimar Brito

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NOVA CONDECORAÇÃO DA HISTORIADORA DE PACOTI ROSIMAR BRITO



A HISTORIADORA DE PACOTI MARIA ROSIMAR BRITO ARRUDA (que recebeu Medalha de Mérito Legislativo em 2004 pela criação do 1º Festival de Quadrilhas de Pacoti) receberá nova homenagem da Câmara Municipal de Pacoti por ser A 1ª MULHER ESCRITORA DO MUNICÍPIO DE PACOTI. 

Local: Câmara Municipal de Pacoti/ Centro
Dia 20/12/2012 
Hora: 17:00

ATEU POETA
O HISTORIADOR DE PACOTI



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ASSALTO EM PACOTI



Os bandidos assaltaram a agencia  lotérica da Caixa Econômica Federal em Pacoti e teriam fugido com 80 mil reais, neste 12/12/2012 (quarta-feira).

ATEU POETA
O HISTORIADOR DE PACOTI

domingo, 9 de dezembro de 2012

ANA PAULA ARÓSIO ABANDONA A CARREIRA


A musa estaria deprimida por não conseguir engravidar e por isso abandonou a carreira de atriz e vive isolada em um sítio com o atual marido.
                               
                                     ATEU POETA
O HISTORIADOR DE PACOTI

http://contamais.com.br/noticias/nacionais/ana-paula-arosio-estaria-com-depressao/8734

http://contamais.com.br/coluna-do-decio/ana-paula-arosio-abandona-carreira-artistica/8114

http://ofuxico.terra.com.br/noticias-sobre-famosos/ana-paula-arosio-nao-penso-mais-em-voltar-a-atuar/2012/07/27-144904.html

http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/581/artigo189774-1.htm

https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&safe=off&tbo=d&output=search&sclient=psy-ab&q=por+onde+anda+ana+paula+ar%C3%B3sio%3F&oq=por+onde+anda+ana+paula+ar%C3%B3sio%3F&gs_l=hp.3...257229.273546.0.273922.35.32.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0...1c.1.W0sbU6wXyi0&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.1354675689,d.aWM&fp=61a6e15453c4aa71&bpcl=39650382&biw=1163&bih=635


http://contamais.com.br/noticias/nacionais/ana-paula-arosio-estaria-depressiva-por-nao-conseguir-engravidar/8910

http://jornaldelfos.blogspot.com.br/2011/01/ana-paula-arosio-saida-globo.html

 http://br.omg.yahoo.com/news/ana-paula-ar%C3%B3sio-tem-contrato-cancelado-com-a-rede-globo-edyq-98038.html


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CARRO ROUBADO EM FORTALEZA-CEARÁ


ESTÁ PRESO O BISPO DIJANIO: CHEVE DA QUADRILHA LIGA DA JUSTIÇA




Foram presos 11 integrantes da quadrilha "LIGA DA JUSTIÇA", que atuava em Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Paciência e Santíssimo. A milícia "LIGA DA JUSTIÇA" era comandada por ex-políticos, como os irmãos Jerônimo Guimarães, o Jerominho, e Natalino Guimarães, e o ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, todos presos.

ATEU POETA
HISTORIADOR

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ENTREVISTA COM GCM


Ateu Poeta entrevista GCM. 

AP:_Você foi expulso de um colégio por ser ateu. Conte como foi.

GCM:   Comecei a ser ateu muito cedo, isso se passou na quarta série. Mudei para um colégio público por problemas financeiros na época, a minha professora era uma mulher de ''mente fechada'', uns 40 anos de idade. Tinha o costume de ordenar que os alunos rezassem no início da aula, como nunca fui muito tímido, a confrontei na primeira oportunidade

Disse que eu não acreditava que um deus poderia existir (na época era muito novo, não conhecia a palavra ateísmo ainda). Logo, alguns bons minutos de discussão, ela me tirou da sala e ameaçou de ''me marcar'' durante o ano se eu continuasse com essa ideia. Não mudei de opinião, e fui levado a o diretor, repeti as mesmas palavras lá.

Meus pais foram chamados a escola, o diretor que era padre, também, estava inconformado. Chegou a dizer que eu precisava urgentemente ir a igreja. Depois de uma longa discussão com os meus pais, fui liberado a voltar a aula, 3 dias depois

Passaram-se 2 meses, a professora me incomodava, me usava como exemplo para tudo e fazia piadinhas na sala sobre eu não acreditar em DeusUm dia, levantei e saí da sala, sem dar avisos. A professora foi atrás de mim, ameaçou de me dar um tapa, na época usei alguns palavrões, tentei fugir da escola, porém fui segurado. Meus pais vieram a escola, e depois de 2 horas de discussão sem a minha participação, minha mãe veio chorando a o meu encontro, dizendo que eu não precisaria mais vir a aula.

Isso foi no final do ano, eu já tinha nota para passar, por isso não perdi nada. Tempo depois, quando tinha idade pra entender, me contaram que eu fui expulso, e que meus pais procuraram a prefeitura para conversar sobre o caso. Já haviam 2 pais processando a professora e o diretor por outros motivos, e fomos aconselhados a não entrar na justiça. E assim fizemos.

A história em si, é isso.

AP: Na prática ela cometeu um crime, e não foi feito nada. Hoje chamariam também de bulling. 

GCM: Na época esse conceito ainda não existia no Brasil

AP: Seus pais, se tivessem orientação correta, poderiam processar a escola em si, além da própria professora. Mas, a professora, hoje continua lecionando?

GCM:Eu me mudei de cidade, não sei a o certo
mas no momento que eu me mudei, 2 anos atrás
ela ainda continuava dando aulas.

AP: A primeira entrevista que fiz foi com um ateu. Expulso de um colégio por seu ateísmo.

GCM: Caso parecido com o meu?


Ele que me deu a ideia de fazer entrevistas, inclusive.

GCM: Tô lendo, parece legal.

AP: Ele ganhou 15 mil da escola.

GCM: Terminei, ridículo a atitude de ''onde meus alunos vão chegar com um professor ateu?''
eu teria respondido ''muito mais longe''

AP: Com certeza. Dos poucos ateus que existem se destacam dentre as maiores mentes da humanidade.

GCM: Sim.

AP: Sem ir longe, o criador do Facebook e o Bill Gates estão dentre os mais ricos. Você admira algum ateu? E por quê?

GCM: Então, em particular, não, eu procuro pensar por mim mesmo. Não tenho uma ''admiração'' muito grande por ninguém em especial. Respeito todos, claro; são grandes mentes, mas, como virei ateu por conta própria, sem nem mesmo influência de amigos ou pais, nunca criei admiração por nenhum nome em especial.

AP: Como foi o seu processo de virar ateu? Como descobriu que não existia Deus?

GCM: Quando criança, minha família tinha o costume de ver documentários em casa nada relacionado a religião, apenas documentários científicos eu comecei a gostar realmente de ciência, e ter uma explicação ótima para as  coisas que eu procurava saber. Logo, no mesmo tempo, me apresentaram a religião que, ao contrário do que eu era acostumado, não me dava uma certeza de como as coisas funcionavam. E, de cara, eu não aceitei.

AP: Muito precoce, então, mas, posso dizer, então, que a TV ajudou nesse processo?
Você era de ler muito também?

GCM: Sim, quando comecei a gostar de ciência li muitos livros mais infantis que achava interessante na época, eu devia ter uns 10 anos um que eu lembro era uma série que o nome era ''como o mundo funciona?'' São coisas pequenas, mas que me ajudaram muito a ter paixão por informação que fez eu realmente virar ateu.

AP:Assistia "o mundo de Beakman"?

GCM: Já assisti, claro.

AP:É como se você nunca tivesse sido religioso, então?

GCM: É, mais ou menos isso.

AP: Pra fechar: deixe um recado para as pessoas que não sabem o que é ateísmo.

GCM: Não tenha medo de se tornar livre.

ATEU POETA
O HISTORIADOR DE PACOTI
Ceará-Paraná via Facebook